blog

O Studio Marta Manente marca presença na ICFF em Nova York pelo quinto ano consecutivo

Pelo quinto ano consecutivo, o Studio Marta Manente marca presença na ICFF, em New York. Reconhecida por ter lançado o balanço Revoar em couro na International Contemporary Furnuture Fair em 2017, em 2021 a designer apresentou a versão em corda náutica também feito à mão.

Estande do Studio Marta Manente na ICFF 2021, em New York.

Após a lacuna deixada em 2020 pela pandemia, a Big Apple voltou a receber a ICFF (International Contemporary Furniture Fair), no Jacob K. Javitz Convention Center, nos dias 14 e 15 de novembro de 2021. E, mais uma vez, a designer Marta Manente de Bento Gonçalves, esteve presente no evento.

Foi sua quinta experiência no mercado americano como expositora do evento, solidificando a marca do Studio Marta Manente além das fronteiras brasileiras ao levar para o mundo suas criações e estilo único. Nesta edição 2021, a designer mostrou a diversidade do seu amplo portfólio das linhas: Living, Lighting e Outdoor representado com os aspectos da brasilidade que expressa em cada detalhe das suas criações que reforçam sua multialma criativa.

Na ICFF NY 2021, a designer Marta Manente apresentou alguns produtos clássicos da linha Living, como: carrinho bar Dionísio, mancebo Freyer, mesa lateral Forseti, poltrona com franjas de seda Wind e best sellers, como o icônico Balanço Revoar em couro natural feito à mão, que, para o evento, foi lançado em uma nova paleta de cores, incluindo rosa e pérola. Marta é reconhecida por ter lançado esta peça em solo americano em 2017.

Debutando na Big Apple, a designer apresentou a coleção de peças da linha Outdoor.  Poltrona Belize, Luminária Jericoacoara, Mesa Andros e o Balanço Revoar são peças feitas à mão com entrelace de cordas navais corroborando o frescor e a tropicalidade.

Marta Manente faz parte do grupo de seis profissionais do Projeto Raiz, que representaram o design brasileiro na ICFF com o apoio do Consulado do Brasil em Nova York.

O Studio, atualmente, conta com estrutura comercial internacional que atende à distribuição através de sites especializados em décor como 1STdibs e MOM (Maison e Objet and More), além de prestar diversos atendimentos exclusivos para lojistas, arquitetos e designers de interiores nos Estados Unidos e também em outras diversas partes do mundo.

Conheça o storytelling de alguns produtos que estiveram em solo Nova Iorquino:

LIVING COLLECTION

Bar Cart Dionísio

Os vinhedos são forte influencia para o Studio Marta Manente com sede na Serra Gaúcha. Dionisio é Deus do vinho na mitologia grega, plena inspiração para o projeto. Sua estrutura é produzida em aço carbono. Possui bandeja para armazenar os objetos e garrafas, que é feito com multilaminado de madeira curvo e revestido com recouro (ecologicamente correto). Sua roda decorativa, é feita em madeira natural de tauari, bem como os outros detalhes da peça.

Forseti

A Linha Forseti transmuta a união de materiais como aço carbono metalizado, lâmina de madeira natural de Louro Freijó e detalhes em couro com fragmentos leves e orgânicos. Alquimia contemporânea que brinda a casa com praticidade e elegância através da multifuncionalidade mesa e baú.

Poltrona Wind

Inspirada no vento com a leveza e frescor do sentir da pele, e a brisa em seu constante movimento. A Poltrona giratória Wind, é estofada elegantemente em veludo. Sua forma é fluida e leve, de movimento elegante e delicado com as franjas de fios de seda.

Mancebo Freyer

Freyer na mitologia nórdica é o Deus da abundância. Design contemporâneo, o mancebo possui detalhes em madeira natural de tauari e estrutura em aço carbono. Possui mesa de apoio e também alças para pendurar chapéus, roupas, bolsas, etc.

Balanço Revoar em couro

Balanço produzido totalmente à mão com diversas técnicas artesanais de fios de couro, como trança, cordão, corrente e franja. A valorização do trabalho manual resulta em uma peça de design sofisticada. As correntes do balanço foram representadas de forma tridimensional com tranças de couro e acabamento de franjas no acento, que proporciona um belo efeito visual quando o balanço está em movimento. Uma verdadeira obra de arte de uso indoor.

OUTDOOR COLLECTION

Cadeira Belize

Inspirada na exuberante natureza das barreiras de corais marinhos. Os traços curvilíneos materializam a alma do projeto em cada minucioso detalhe da trança em corda naval, à geometria ímpar e imponente que protege e abraça quem senta, assim como os recifes e corais amparam a vida no seu habitat.

Luminárias Jericoacoara

Design repleto de bossa e brasilidade, traduzido na inspiração poética da praia de Jericoacora no Ceará, Marta Manente desenhou as luminárias que são delicadamente entrelaçadas à mão com macramê de cordas náuticas.

Em destaque as franjas que são uma das marcas nas criações da designer.  A estrutura em alumínio forma a alça que facilita o usuário movimentar as peças. Pequenos detalhes de madeira náutica, finalizam com garbo e minucia as peças.

“Colírio calmante, esplendor, visão incomensurável, plena; gigante manifestação, alma extasiante da presença de Deus; fé, dimensão suprema do existir, pura reflexão.

Vida inconteste, maravilha crível da grandeza natural; imperdível momento de sossego, de nostalgia. Jericoacoara: natureza, magia, alquimia, riqueza indescritível.

Deus caprichou: endossou precisão, nos brindou com a enseada estonteante; com uma duna do pôr-do-sol mirante; com uma lagoa do paraíso: vastidão de água multi colorida, explosão magnífica; relevo perceptível. Construiu uma pedra furada incrível na praia para vermos o Sol, simpatia.”

(Cordel de Chagas Ferreira)

Andros side table

Desenho orgânico inspirado nas barreiras de corais marinhos, sugerem um design generoso no mix de materiais, materializado na seleção da madeira náutica de teca, tubo de alumínio e no concreto unicelular. Como diferencial de usabilidade, possui haste tubular que pode ser facilmente movimentada.

Balanço Revoar Outdoor

A obra-prima clássica do repertório de Marta Manente nasceu emblemática e já percorreu o mundo. A designer criou a peça em 2016 quando estava grávida da sua filha, Izadora, idealizando uma peça feminina e delicada em sua homenagem.

Agora, recebeu uma nova versão para uso outdoor. Produzido à mão com macramê de cordas navais. O assento foi emoldurado com madeira de teca, e finalizado com franjas de cordas que proporcionam um belo efeito visual quando o balanço está em movimento, que é a marca das criações da designer.

O balanço preserva a memória afetiva, evoca felicidade e pureza no olhar de quem o vivencia.

MAIS DETALHES

Durante a feira, o Studio Marta Manente fez uma cobertura no instagram mostrando mais detalhes do evento. Acesse o link abaixo para conferir nossos destaques, nossos posts do feed e, também, nosso presente especial a todos que nos acompanharam: uma playlist no spotify inspirada no cosmos inigualável nova-iorquino. Aproveite!

https://www.instagram.com/studiomartamanente/

Outras novidades

New in – Cadeira Punto

Com foco no design de vanguarda, criamos tudo pensando nas pessoas e lares que nos recebem. Acreditamos que o design tem poder transformador, pois é

VEJA MAIS »